Edição de 2016 com número recorde de votantes
07 Nov '16
rio minho

Já são conhecidos os quatro projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) 2016 de Vila Nova de Cerveira - vertente Geral e Jovem -, num processo que superou amplamente o número de participantes da primeira edição, alcançando este ano os 3400 registos. Mecanismo de cidadania vai ter continuidade em 2017, contando com a população para a apresentação de sugestões de melhoria.

A segunda edição do OP de Vila Nova de Cerveira fica marcada pela qualidade das ideias apresentadas pelos 12 proponentes associada ao empenho na sua divulgação e incentivo à participação, como também pela quantidade de votantes no processo. A participação superou as expetativas e os valores de 2015 (934 registos), com 3400 residentes e trabalhadores de Vila Nova de Cerveira a exercerem uma cidadania ativa e a escolherem o destino a dar aos 100 mil euros que o Município alocou para esta iniciativa.

Perante estes números, o edil cerveirense sublinha que o principal objetivo associado ao OP está a ser alcançado, ou seja, impulsionar a vitalidade cívica dos cerveirenses, aproximando-os e integrando-os nas decisões e prioridades para o concelho. Fernando Nogueira felicita não só os vencedores, como todos os proponentes por participarem e querem contribuir para o desenvolvimento sustentado de Vila Nova de Cerveira.

Assim, na vertente do OPGeral, a proposta ‘Socorro Eficaz - Rio Seguro’, que visa a aquisição de uma embarcação e respetiva formação para socorro no rio Minho afeta aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira foi o projeto mais votado (1348 votos), seguindo-se o projeto ‘Valorização do Couço do Monte Furado’, em Covas, com 1134 votos. E, em terceiro lugar, com 1034 votos, ficou a ‘Aquisição de Carrinha para Transporte de Crianças/Atletas do Clube Desportivo de Cerveira’. Cada uma destas propostas vencedoras vai receber 30 mil euros para que os projetos apresentados sejam uma realidade em 2017.

De sublinhar que as restantes propostas do OPGeral abrangiam a criação de um Eurocircuito Autocross, em Sapardos; a potenciação de um ‘Centro de Caminhada/Trail de Vila Nova de Cerveira’; a aquisição de uma carrinha para a ‘Mobilidade Desportiva e Social A.D. Campos’; a aquisição de uma carrinha para a ‘Mobilidade Social do Centro Social e Paroquial de Campos’; a construção de ‘Trilhos Pedestres Balizados’; a beneficiação do ‘Núcleo Interpretativo Moinhos da Gávea’ e a ‘Beneficiação do Centro de Cultura de Campos’.

No que diz respeito ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), com uma dotação de 10 mil euros, foram apresentadas duas propostas, tendo saído vencedor o projeto para a ‘Renovação do Tartan do Centro Municipal de Atletismo’, com 81 votos; sendo que a proposta para o evento ‘Open Urban Art Week’ arrecadou 38 votos.

Apontado para a continuidade deste mecanismo de cidadania ativa, o executivo cerveirense agendou, para dia 02 de dezembro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, uma sessão pública para a recolha de sugestões dos proponentes e dos cerveirenses em geral, de forma a delinear a edição 2017 do Orçamento Participativo, procurando auscultar e integrar novas formas de participação dos cidadãos.

Topo

logotipo do OP Município de Vila Nova de Cerveira
Praça do Município
4920-284 Vila Nova de Cerveira

partilhar
Powered By WMOP