Passar para o Conteúdo Principal Top

Socorro Eficaz - Rio Seguro

Âmbito

Área Social

Freguesia

Vila Nova de Cerveira e Lovelhe

Proponente

Renato Morgado Leite da costa

Data Submissão:

27-07-2016

O concelho de Vila Nova de Cerveira é banhado pelos rios Minho e Coura. Independentemente da época do ano, estes cursos de água são frequentemente utilizados quer por cerveirenses, quer por visitantes, para fins diversos - desde lúdicos a profissionais, passando pelo desportivos.

Quando no Alto Minho, no geral, e em Vila Nova de Cerveira, em particular, em virtude dos recursos presentes e das potencialidades existentes, a aposta na Náutica é notória e crescente, importa garantir também, e cada vez mais, que se encontrem reunidas todas as condições de segurança ... não só para aqueles que usufruem dos recursos aquáticos, mas também para aqueles que, em caso de sinistro, prestam socorro às vítimas - no caso, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.

Porque a probabilidade de ocorrência de sinistro em meio aquático se antevê progressivamente crescente e a necessidade de prestar socorro, de forma cada vez mais eficiente e segura, é imperiosa, importa reforçar, desde já, as valências do corpo de bombeiros voluntários cerveirense, munindo-o de um conjunto de recursos que lhes permita atuar/ajudar/socorrer melhor, em segurança e de forma eficaz e expedita, caso esta probabilidade se torne numa realidade.

A presente proposta pretende, precisamente, dar resposta a esta necessidade, por dotar os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira de conhecimentos técnicos, mas também de instrumentos e de ferramentas, ao prever a:

1. Criação de uma equipa especializada em socorro aquático nos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, composta por oito mergulhadores;

2. Formação em mergulho, com especialização na área de busca e salvamento, dos elementos que integram a equipa especializada em socorro aquático dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira;

3. Aquisição de equipamento de mergulho/socorro para a equipa de socorro aquático a constituir;

4. Aquisição de um barco apropriado para socorro. Barco este que irá substituir o existente que se encontra em fim de vida e completamente obsoleto.

Com a concretização desta proposta, ganham os BOMBEIROS ...ganha o Município... ganham os cerveirenses... Ganhamos TODOS!

Comentários

Não existem comentários